Kresil | PATOLOGIAS NAS FACHADAS
17679
post-template-default,single,single-post,postid-17679,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-11.0,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive
 

PATOLOGIAS NAS FACHADAS

PATOLOGIAS NAS FACHADAS

Uma das propriedades mais importantes das fachadas é bloquear a entrada de água na estrutura, pois a infiltração de umidade causa problemas sérios na edificação, como por exemplo, desagregação ou desplacamento dos revestimentos, manchas, crescimento de microrganismos nas paredes externas e internas, etc.

O projeto da fachada deve detalhar todos os pontos importantes que contribuem para o correto desempenho desta, como por exemplo, juntas, frisos técnicos, impermeabilização de baldrames, pingadeiras, esquadrias, qualidade dos revestimentos, etc.

O desempenho final de uma fachada dependerá de que todos os componentes tenham sido adequadamente planejados e executados conforme o projeto.

Há diversas normas brasileiras em vigor e que regulamentam a construção civil sendo a ABNT NBR 15575 – Edificações habitacionais — Desempenho a que reúne todas as especificações técnicas para a obra.

As falhas ou patologias mais comuns que contribuem para a entrada de água na estrutura das fachadas são fissuras e trincas. Estas fissuras podem ter origem em várias causas.

As fissuras de retração de argamassa são as chamadas mapeadas e em geral sã estáveis. As origens destas fissuras são diversas, mas estão ligadas diretamente a perda excessiva de água no processo de cura. Pelas normas existentes, elas não deveriam ser vistas a um metro de distância da fachada.

A solução deste tipo de patologia, fissuras mapeadas, pode ser através da aplicação de um sistema de pintura, desde que adequado à intensidade e tamanho das fissuras.

Recomenda-se avaliar as fissuras mapeadas molhando a parede e medindo a abertura destas com fissurômetro. Se a abertura das fissuras for menor que 0,3 mm de abertura, pode-se recomendar o revestimento com tinta ou textura.

Exemplo de solução de Tintas Kresil para fissuras mapeadas até 0,3 mm: Kresilflex, Textura Acrílica Flexível e Tinta Elastomérica.

Já as fissuras e trincas causadas por movimentação de base, em geral chamadas fissuras geométricas, necessitam de uma análise de engenharia para correção.

Por exemplo, trincas em cantos de janelas, próximos a lajes por tensões entre diferentes materiais, pela deformação excessiva em lajes, espessura incorretas das juntas entre blocos, etc.

Após a análise da origem da patologia pelo construtor, é possível recomendar o sistema de restauração de Tintas Kresil que terá função de correção estética e de bloqueio de entrada de umidade, desde que a atividade das fissuras tenha cessado. Estas restaurações com sistemas de pinturas não são adequadas para corrigir problemas estruturais ou de sobrecarga na estrutura..

Produtos Kresil para restauração de trincas e fissuras maiores que 0,3 mm: Impermeabilizante Kresil e Vedante Elastomérico, Textura Flexível, Tinta Elastomérica.

 

* Imagem do Empreendimento Mirante Home Club, da Lumma Construtora em Florianópolis, RS.